quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Receita de crepes / panquecas

Nunca tinha feito crepes, e esta receita ficou aprovada.


- 110 g de farinha
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 200 ml de leite + 75 ml de água
- 50 g de manteiga
- compota / Philadelphia / chocolate / ...


. Colocar a farinha num recipiente, fazendo um buraco no centro
. Partir 2 ovos para esse buraco, e bater com um garfo ou uma vara de arames, misturando os ovos com a farinha
. Ir juntando a mistura do leite com a água aos poucos, e continuar a bater
. Adicionar o sal e o açúcar
. Juntar 2 colheres de sopa de manteiga derretida, e mexer

. Aquecer bem uma frigideira ou um wok, e untar com manteiga
. Colocar 1 'concha' da mistura, espalhar e deixar cozinhar de ambos os lados

No final, basta colocar um recheio à escolha.
O meu preferido até agora foi Philadelphia com compota de morango :)

8 comentários:

Julie disse...

Eu faço crepes com uma massa parecida a esta, em vez de manteida coloco uma colher de sopa de óleo e coloco ainda 2 ou 3 colheres de sopa de cerveja.
Deixo-te esta dica, a cerveja faz a massa levedar o que torna o resultado final mais fofinho e delicado.
Depois se quiseres posso enviar a minha receita completa. A receita que tenho veio de Paris, a terra dos crepes :D

Bjinhos

Luisa Alexandra disse...

Eu adoro panquecas, principalmente com recheios salgados.
Estão óptimas as tuas!

Papinha Doce disse...

A minha filha também adora crepes e já à uns anos que faço na frigideira. À cerca de 1 2 meses mandei vir uma peça da Disney da D-mail, para fazer crepes, correu tão mal, que voltei à frigideira.
Eu e as minha ideias... pode ser que exprimente novamente, não sei é quando me vai apetecer...

Bjinho
Papinha Doce

Hoje Vou Casar Assim disse...

JS, agradeço imenso se enviares a receita :)
É sempre bom aprenderes com os melhores!

Luísa, eu também adoro recheios salgados. Há um restaurante que faz umas gigantes com imensos recheios diferentes, e são deliciosas.

Maria José, é daqueles que fechamos e depois viramos para um lado e para o outro?
Eu reparei que na frigideira funciona muito bem.


beijinhos a todas

Julie disse...

Sim, claro que envio.
No fim de semana trato disso.

Beijinhos

Paulinha disse...

Adoro cremes, com gelado, compota, chocolate =)

Nanyca disse...

Hummmmmmmmmm...............crepes, crepes, crepes.....deliciosas crepes...quanto mais se come mais se quer ;o))

SoraiaSilva disse...

Ficaram lindos!!
Beijinhos*